terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Férias!!! Yeahh aprenda a curtir o sossego merecido

Para repousar em paz durante esse período, é preciso planejamento e organização, e saber desligar a mente do trabalho, a fim de conseguir realmente relaxar

A pessoa passa o ano inteiro naquela correria do dia-a-dia de trabalho, com reuniões após reuniões, pressão, pouco descanso e tempo ínfimo para si mesmo, e então finalmente chega o momento de tirar férias. Mas atualmente esse momento de descanso tão aguardado fica cada vez mais difícil de ser plenamente desfrutado sem sentir uma picada de culpa. Para repousar em paz durante esse período, é preciso planejamento e organização, e saber esquecer um pouco do trabalho, a fim de conseguir realmente relaxar.

"Durante as férias, o mais adequado é descansar o corpo e a mente dedicando o tempo livre às atividades físicas, artísticas e intelectuais que não são permitidas cotidianamente – acampar, nadar, subir montanhas, pescar em alto mar, ir ao teatro ou ao cinema duas vezes por semana, conhecer em um museu, visitar amigos", afirma Sueli Nascimento, consultora de desenvolvimento pessoal e social da empresa Fluir. Toda essa atividade, às vezes mais cansativa que a rotina do trabalho, torna a vida muito prazerosa e estimulante.

Ao se retirar alguns dias para cuidar da sua vida, é importante deixar os problemas da empresa em segundo plano. Segundo Telma Barreto Nogueira, coach practitioner, o descanso do profissional deve ser preservado. Embora seja possível que algumas situações exijam a presença do profissional em férias, os colegas a quem se deixou as tarefas delegadas devem analisar o problema antes de incomodar o descanso do colega.

"Pode ser que aconteça algo no projeto ou algum problema em que seja extremamente necessária a intervenção do profissional que está ausente, mas o que entendemos é que este é um período que deve ser respeitado, e o melhor a fazer é sempre optar em usar o bom senso", recomenda a especialista.

Outra importante decisão a ser tomada antes de sair de férias é definir quem vai ficar responsável pelas tarefas durante a ausência: isso facilita o trabalho dos profissionais que permanecem na organização. É fundamental, por exemplo, que todas as responsabilidades sejam delegadas. Para tanto, uma reunião ou um e-mail podem apresentar a divisão das atividades e indicar o que fazer quando surgir um problema ou uma dúvida, já que todos saberão a quem se dirigir sem que precisem incomodar o colega que está de férias.

Além disso, deixar tudo encaminhado passa credibilidade, uma vez que o profissional se preocupou com o bom andamento das suas atividades enquanto estiver afastado. Também é preciso pensar no que deve ser feito no retorno ao trabalho. Se houve vários projetos em andamento durante suas férias, a atitude adequada é se reunir com a equipe, saber como está o status desses projetos e definir o que é possível entregar rapidamente e o que merece um prazo maior para ser resolvido.

"Dentro desse contexto, é importante nomear um líder, que vai assumir na ausência do profissional, e traçar alguns pontos e linhas estratégicas para que ele não precise ser incomodado. Planejamento e organização valem tanto para dentro da empresa quanto para as férias", ensina a perita em coaching.

Aprender a esquecer o trabalho é outro ponto crucial para aproveitar melhor as férias. De acordo Taís Cardozo, consultora organizacional da Human Brasil, o profissional deve se desligar por completo do ambiente corporativo para aproveitar os dias de descanso.

"Se esse profissional conseguir realmente se desligar, vai ser muito bom. Ele vai ter um tempo só pra ele, vai cuidar um pouco da saúde, desestressar do dia-a-dia, sair do mundo corporativo e viver um pouco as outras coisas, porque a vida não é só trabalho", explica. A consultora enfatiza que o profissional tem que planejar seu afastamento. "Muitos saem de férias, mas continuam conectados com o ambiente de trabalho ou com o celular ligado, e os colegas acabam recorrendo a eles: ficam apenas ‘out of office’, porque mesmo longe da empresa continuam trabalhando."

Pra te ajudar a programar bem tudo que você precisa, não se esqueça que aqui mesmo no blog eu já dei dicas de aplicativos como o Voopter, para pesquisar preços de passagens e o Trivago, para pesquisa de preço de hotéis e pousadas, tudo sempre te dando a opção mais em conta.

Cinco dicas para usufruir melhor as suas férias:


1. Antes de se ausentar, defina tudo o que deve ser finalizado no trabalho e quem ficará encarregado dos projetos em andamento. Delegue poderes e tarefas(Apenas se você tiver cargo de chefia, senão... está fora de sua alçada).
2. Planeje esse precioso período de descanso com antecedência e leve sua folga a sério: faça passeios, viagens; coloque a leitura de livros em dia; passe mais tempo com a família ou simplesmente tire o sono atrasado – você merece esse sossego.

3. Faça coisas que a correria impede: renove a carteira de motorista, faça um curso de idioma, agende exames de rotina; preste mais atenção em si mesmo e aproveite o tempo para cuidar do seu corpo com exercícios, yoga, etc.

4. Afaste a mente do trabalho. Seu compromisso é com as atividades que planejou para esse período. Caso seja do tipo workaholic, evite acessar e-mails e mantenha o celular desligado por alguns dias.

5. Aproveite suas férias! Faça atividades que normalmente não conseguiria conciliar com o trabalho, como natação, montanhismo, exercícios, ou coloque em dia suas leituras e visitas aos amigos.

Espero que todos tenham curtido essas dicas, mas no fim das contas e você quem escolhe o que vai fazer para se divertir, não se esqueçam de compartilhar com seus amigos no Facebook e no Twitter essas dicas, elas podem ser bem úteis para eles, boas férias para você que está prestes a ganhar esse descanso, um abraço a todos e fiquem bem.

Um comentário: