segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

5 dicas ciêntificas para curar a ressaca

      Bom dia pessoal, o natal já passou, e as festas de fim de ano vem ai, então não tem coisa melhor do que beber bastante, Quem nunca bebeu demais e curtiu como se não houvesse amanhã, mas sabe como é, o universo sempre cobra o seu preço, e a ressaca vem depois de tudo isso só pra te deixar bem zoado, então que tal algumas dicas para se livrar daquela maldita ressaca? Enfim vamos as dicas.

Cisteína - Quando você estiver pedindo pra morrer, que você admitir que a morte seria a solução ideal para o fim dessa dor infernal, você também vai querer que o seu fígado libere todo o etanal(issó mesmo etanal e não etanol) do seu corpo. Também conhecido como acetaldeído, o etanal é uma toxina gerada pela reação do álcool no seu organismo, podendo causar dores de cabeças, náuseas e tonturas.
Por isso não a nada melhor que a cisteína encontrada em ovos, brócolis, pimentas, cebolas e gérmen de trigo, este aminoácido é responsável pela eliminação de boa parte do acetaldeído, sendo responsável pela aceleração no processo de cura da ressaca.


Potássio - Já reparou que quando você está no bar, e mais comum você encontrar seus amigos no banheiro do que na mesa? Pois é, o álcool faz com que os seres humanos mijem muito mais do que o normal. Devido ao fato de as bebidas alcoólicas serem muito diuréticas, é comum que os nutrientes do corpo sejam eliminados com a urina.
O potássio e um dos nutrientes mais eliminados no processo, por isso e importantíssimo que as pessoas com ressaca comam alimentos ricos nesse nutriente, e não adianta fazer cara feia por causa do enjoo. Falta de potássio pode causar alguns problemas no sistema nervoso e muscular, por isso ingerir bananas, batatas chips e suco de laranja pode ser uma ótima ideia.

Frutose - Você sabe o que é glicogênio? Trata-se de uma reserva de energia vital para a sobrevivência dos animais, armazenada no fígado e nos músculos. Quando ingerimos álcool, o glicogênio e transformado em glicose e logo depois e eliminado do corpo pela urina. Por isso sentimos aquela canseira na manhã "pós-bebedeira".
E uma das maneiras mais simples e rápidas de recuperar essas reservas de energia é por meio frutose(açúcar de frutas pra quem não souber). A frutose acelera o processamento do álcool pelo corpo. Infelizmente, isso não quer dizer que as frutas serão gostosas, pois o paladar em dias de ressaca fica bastante alterado.

Sódio - O sal em excesso faz mal a saúde, mas ele é muito necessário para que o corpo consiga realizar algumas das principais reações químicas necessárias para a manutenção dos estados normais. isso acontece porque o sal é rico em sódio, eletrólito essencial para nós humanos. Junto com o potássio, o sódio é eliminado pela urina.
Acordou com ressaca? Está na hora de ingerir alguma coisa com sal. Mas há também outras formas de fazer o organismo recuperar o elemento químico. Ingestão de isotônicos é uma ótima alternativa, mas água de coco pode ser ainda melhor.

Água - Você sabe qual a relação entre desidratação e dores de cabeça na ressaca? Como o álcool faz com que as pessoas mijem mais que o normal, existe uma grande perda de água. Por isso, o corpo tenta se reidratar roubando água do cérebro, que acaba ficando um pouco menor do que o normal. As membranas que ligam o cérebro ao crânio são esticadas e assim surge a dor.
Para fazer com que isso seja amenizado: água, muita água. O líquido é capaz de fazer com que seu corpo seja reidratado, além de permitir que o cérebro volte a trabalhar das maneiras corretas. Logicamente, um copo de água não vai fazer a dor passar em dois minutos, mas a reidratação e essencial para você se sentir novo, de novo.

      Bem e isso, espero ter ajudado com essas dicas, um feliz 2015 para todos, divirtam-se todos vocês, bebam com moderação, mas caso role aquele exagero usem as dicas acima no dia seguinte. Ahhh e não se esqueçam se beber não dirija. Compartilhem com seus amigos no Twitter e no Facebook essas dicas podem ser muito úteis para eles também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário