segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Como Permanecer Acordado no Trabalho

Você festejou a noite toda, ou ficou acordado vigiando o bebê, ou talvez tenha perdido o sono terminando um projeto. Independente do motivo, você chegou muito cansado em seu trabalho e está encontrando dificuldades em se manter desperto. Você promete a si mesmo uma boa noite de sono caso encerre o dia sem ninguém notar seus olhos fechados. Aqui estão as dicas para manter-se acordado no trabalho.

Dicas Rápidas Para Manter-Se Alerta

1-Escute música. Agite-se escutando música. Ela desperta respostas emocionais em humanos, ajudando a ativar muitas partes do cérebro.
Escute música que o energize. Se possível, dance ou cante junto. Mexer a cabeça, por si só, serve. Música irritante ou ruidosa pode lhe deixar mais acordado do que as que lhe são familiares. Apenas respeite seus companheiros de serviço ao lembrar-se de usar fones de ouvido.
Escute silenciosamente. É um erro comum dizer que a música muito alta mantém a pessoa acordada. A verdade é que diminuir o volume até um nível bem baixo é mais eficiente. Isso o força a aumentar a atenção para escutar instrumentos, letras e percussões. O volume estará correto caso não consiga discernir a letra, sinalizando seu trabalho mental.


2-Exponha-se à luz. Luz natural, de preferência. Seu relógio biológico interno (os ritmos circadianos) é ajustado através do contato com a luz solar. Isto significa que é possível enganar o corpo, fazendo-o acreditar que deveria estar acordado – mesmo sentindo cansaço.
Vá para fora, mesmo que seja por um tempo. Você ficará mais alerta caso possa, por uma pequena fração de tempo, pisar na rua (mesmo em um dia nublado) ou observar a paisagem através de uma janela.
Administre as luzes artificiais. Quanto mais claro, melhor – e isso vale para ambientes onde predominem as luzes artificiais. Independente do lugar em que você trabalha, busque substituir a instalação de luz ou acrescentar uma lâmpada, iluminando o local.




3-Mastigue gelo. É quase impossível cair no sono enquanto se mastiga gelo. A temperatura baixa manterá o cérebro acordado, mesmo que você esteja dirigindo muito tarde, ou esteja muito exausto – e seu único desejo é dormir.
Mastigue qualquer coisa, até mesmo um lápis ou uma caneta, pois isso força seu corpo a se preparar para a ingestão de algum alimento. Durante tal preparo, ele liberará insulina, mantendo-o mais alerta.


4-Lave o rosto com água gelada. Em dias frios, tire o moletom ou a jaqueta e deixe-os de lado por um tempo. Abra uma janela ou coloque um pequeno ventilador, tomando vento direto no rosto.
Seu corpo responde ao frio porque se prepara para atuar na manutenção de sua temperatura. Seu corpo precisa regular a temperatura interna para que os órgãos funcionem normalmente. Então, ao detectar gelo ou o frio extremo, ele trabalhará para mantê-lo acordado por um pouco mais de tempo.


5-Use seu olfato. Um odor pungente – bom ou mal – pode acordá-lo muito rapidamente. Aromaterapeutas normalmente recomendam óleos de essência das seguintes plantas para estimular o sistema nervoso e reduzir a fadiga. Abra uma garrafa de qualquer destas substâncias e respire fundo quando sentir sono:

Alecrim
Eucalipto goma azul
Hortelã
Café. Fermentado ou em grãos, ambos funcionam: um estudo mostra que o simples cheiro de café pode despertar uma pessoa. [1]
Claro, nem todos possuem óleos guardados em suas mesas. Usar loções para as mãos ou incensos com tais odores são boas opções. Ervas como o alecrim e a hortelã são encontradas frescas ou secas em lojas de conveniência; para se acordar rapidinho, pegue algumas folhas, esmague-as com seus dedos e cheire-as.


6-Alimente-se de maneira saudável. Evitando encher o estômago, a alimentação saudável pode mantê-lo acordado. Como muitos sabem, comer em excesso dá sono, então não coma uma pizza inteira ou aquele bife gigantesco durante o almoço.
Mastigue lanchinhos o dia inteiro em vez de fazer uma grande refeição. A chave é não ingerir uma alta taxa de açúcar (seguida de uma inevitável queda dele). Previsivelmente, o mesmo vale para a cafeína; beba café, refrigerantes ou energéticos apenas em pequenas doses.
Evite lanches com altos níveis de carboidratos (Bolinhos, torradas, pasteis, roscas, etc.). Você está dando um ótimo motivo para seu corpo dormir cedo por causa da alta taxa de açúcar ingerida previamente.
Coloque um pote de sementes de girassol em suas bochechas e mastigue-as uma de cada vez, usando apenas os dentes e a língua; isso fará com que seu corpo se mantenha ativo. Além disso, o sal das sementes de girassol são revigorantes e estimulantes; evite incomodar os companheiros e cuspa silenciosamente as cascas das sementes em um guardanapo.


Exercícios Para Manter-Se Acordado

1-Tente se alongar. Alongar e retorcer seu corpo pode melhorar a circulação sanguínea, o que ajuda a mantê-lo acordado. Rodar cabeça/pescoço por 20 segundos também pode ser útil.

2-Use acupressão. Massageie qualquer um dos seguintes pontos para melhorar a circulação e aliviar a fadiga[2]:
O topo da cabeça. Bata suavemente no topo de sua cabeça com as pontas dos dedos ou use um massageador.
A nuca
As costas das mãos. O melhor é massagear entre o dedão e o indicador.
Logo abaixo dos joelhos.
Lóbulos das orelhas.

3-Exercite-se no escritório. Estar sentado não torna impossível a prática de exercícios para os músculos. Então, exercite-se na frente do computador, ou levante-se de vez em quando para estimular a corrente sanguínea, mantendo o corpo alerta.
Tente exercícios simples como polichinelos, flexões, abdominais e agachamentos. Não se esforce como na academia; em vez disso, apenas exercite-se o suficiente para fazer o sangue fluir e evite que seus companheiros notem seu estranho comportamento!
Fique de pé o quanto for possível. Caso trabalhe muito tempo sentado, levante-se a cada 20-30 minutos. Caso queira mais motivação para se levantar, considere isto: pessoas que ficam sentadas por menos de três horas por dia adicionam cerca de dois anos às próprias expectativas de vida. [3]
Caso tenha de permanecer sentado, busque conseguir a cadeira mais desconfortável possível. Tente não sentar em nenhum móvel que favoreça o sono. Certifique-se de que as costas da cadeira sejam retas, forçando-o a sentar direito. Não permita que sua cabeça repouse em canto algum – nas mãos, na mesa, numa parede...

4-Dê uma pequena caminhada. Alguns conseguem se energizar com uma simples caminhada. Normalmente, a caminhada é uma boa distração, especialmente se você tiver de sentar em frente a uma tela de computador durante um dia inteiro.
Estudos mostram que pequenas pausas no trabalho contribuem para a produtividade. [4] Portanto, não fique estressado em não cumprir prazos! Pequenas caminhadas o ajudarão. (Explique isso ao seu chefe.)


Outras Estratégias

1-Tire uma soneca. Caso tenha tempo, dormir por 15-20 minutos pode aumentar horrores a sua atenção caso o sono seja precedido de um copo de café (ou qualquer outra forma de cafeína). A cafeína levará 20 minutos para começar a funcionar, então você não terá problemas em cair no sono. Por fim, você acabará revigorado.
Dormir por apenas 20 minutos ajuda a ativar o hemisfério direito do cérebro[5], responsável pelo processamento e armazenamento de informações adquiridas.

2-Tenha um horário específico e regular para ir dormir, além de uma dieta saudável. O cérebro se beneficia muito com horários específicos. Seu cérebro saberá a hora de dormir caso seja-lhe oferecido um padrão. Portanto, busque dormir sempre no mesmo horário – inclusive nos finais de semana! Uma nutrição apropriada também garante que seu corpo tenha a devida energia durante o dia sem ter de recorrer a sonecas.
O quanto você deve dormir para se sentir descansado? Adultos precisam de algo entre 7-9 horas de sono por noite. [6] Grávidas e idosos precisam de mais, algo entre 10-11 horas.
Alguns recomendam[7] dormir com as cortinas semiabertas. Os primeiros raios de sol da manhã darão sinais ao seu corpo, que iniciará uma lenta produção de melatonina e adrenalina. Dessa maneira, fica mais fácil acordar.

3-Foque seus poderes mentais. Parece difícil, mas não deixe sua mente ir para o “estágio sonolento”. Quando os pensamentos começarem a se esvair, concentre-se em algo, mesmo que seja uma piada, um filme, ou qualquer outra coisa que mantenha a cabeça funcionando. Pensar sobre algo irritante pode ser de grande ajuda. A não ser que esteja bebendo, é difícil ver uma pessoa nervosa cair no sono abruptamente.

Dicas
Compreenda que você talvez não esteja tão cansado quanto pensa estar. Algumas vezes, você se pegará fantasiando o momento de chegar em casa e dormir. Isto realmente acontece? Para muitos, é comum sair do trabalho e aproveitar o resto do dia sem dormir. Lembre-se desta contribuição psicológica.
Tire uma soneca antes de dirigir caso se sinta cansado ou sonolento.

Avisos
Limite o consumo de cafeína em 300 mg diários ou menos (algo entre 4-8 copos de chá) para evitar efeitos colaterais improdutivos.
Muitas coisas que o manterão acordado também irão interferir na concentração. Dormir bem é necessário para se trabalhar com eficácia.
Muitas pessoas podem ser alérgicas a óleos de essência e seus odores. Considere os companheiros de trabalho e certifique-se de que está tudo bem com os odores emanando de seu cubículo/escritório.

Um comentário: